Juan Tessi

Vista de exposição, "Dios me odia", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2023. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "Dios me odia", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2023. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "Dios me odia", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2023. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "Dios me odia", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2023. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "Dios me odia", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2023. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "Dios me odia", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2023. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "Dear Image Part II", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2020. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "Dear Image Part II", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2020. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "Manglar", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2019. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "Manglar", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2019. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "Manglar", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2019. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "Manglar", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2019. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "ULTRAMAR", Museo Thyssen Bornemisza, Madrid, 2017

Vista de exposição, "ULTRAMAR", Museo Thyssen Bornemisza, Madrid, 2017

Vista de exposição, "ULTRAMAR", Museo Thyssen Bornemisza, Madrid, 2017

Vista de exposição, "ULTRAMAR", Museo Thyssen Bornemisza, Madrid, 2017

Vista de exposição, "Cameo", Malba, Buenos Aires, 2016

Vista de exposição, "Cameo", Malba, Buenos Aires, 2016

Juan Tessi (Lima, Peru, 1972) vive e trabalha em Buenos Aires, Argentina. O trabalho de Juan Tessi tem vindo a desenvolver-se no sentido de estudar o corpo. Não necessariamente o corpo humano, mas sim os elementos que compõem uma qualquer figura. Da mesma forma, procura explorar a pintura em si, usando, para além da tinta, a tela e os seus limites como componentes da sua morfologia. Estudou pintura com Ricardo Garabito em 1989. Em 1991 ganha uma bolsa para estudar em Maryland Institute, College of Art, Baltimore, onde obteve o seu BFA em 1994. Participa no Yale/Norfolk Summer Residency de 1993 e em 1998 regressa a Argentina, onde começa a expôr em exposições colectivas e individuais. Em 2010 participa na Beca Kuitca / UTDT. Entre 2009 e 2010 organizou e coordenou, em colaboração com Cristina Schiavi, o projecto Mark Morgan Perez Garage. Das suas exposições individuais destacam-se: Manglar, 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, Portugal (2019); Cameo, Fundación Malba, Buenos Aires, Argentina (2016); Solo Projects, ArtBo, Bogotá, Colombia (2015). Exposições colectivas incluem: Manifiesto Verde, Museo de Arte Moderno de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina (2023); Un Lento Venir Viniendo – Capítulo 1, Museu de Arte Contemporânea, Niteroi, Brasil (2022); Ultramar: Fontana, Kuitca, Tessi, Museo Thyssen, Madrid, Espanha (2017); Premio Braque, Muntref, Buenos Aires, Argentina (2017); Praising the surface, chapter II of the spring exhibitions, Center for Curatorial Studies, Bard College, EUA (2016);  Empujar un ismo, Museo de Arte Moderno, Buenos Aires, Argentina (2014); Ultimas tendencias II, Museo de Arte Moderno, Buenos Aires, Argentina (2012);  Persistência, Museu de Arte Contemporânea, Porto Alegre, Brasil (2006); Centro Cultural Ricardo Rojas, Buenos Aires, Argentina (2000). As colecções incluem MALBA, Argentina; Fundación Klemm, Argentina; Fundación Azcuy, Argentina; e colecções privadas no Reino Unido, EUA, França, Argentina, Suíça e Portugal.

Obras seleccionadas

Duelo de banjos, 2023
Óleo sobre tela, 64 x 91 cm. Foto: Bruno Lopes

Duelo de banjos, 2023
Óleo sobre tela, 64 x 91 cm. Foto: Bruno Lopes

Dos moscas, 2023
Óleo e carvão sobre linho,
160 x 200 cm. Foto: Bruno Lopes

Dos moscas, 2023
Óleo e carvão sobre linho,
160 x 200 cm. Foto: Bruno Lopes

El sembrador, 2023
Óleo e grafite sobre tela, 90 x 64 cm. Foto: Bruno Lopes

El sembrador, 2023
Óleo e grafite sobre tela, 90 x 64 cm. Foto: Bruno Lopes

Sem título, 2018
cerâmica, marcador permanente, álcool sobre tela, plumas, 210 x 141 cm

Sem título, 2018
cerâmica, marcador permanente, álcool sobre tela, plumas, 210 x 141 cm

The Reluctant Bride, 2018, cerâmica, marcador permanente, álcool sobre tela, 194,5 x 141 cm.

The Reluctant Bride, 2018, cerâmica, marcador permanente, álcool sobre tela, 194,5 x 141 cm.

Figura con plumero, 2018
Cerâmica, marcador permanente, álcool sobre tela, 176,5 x 185 cm.

Figura con plumero, 2018
Cerâmica, marcador permanente, álcool sobre tela, 176,5 x 185 cm.

Sophia Reany, 2018, marcador permanente, álcool, carvão vegetal, gesso, óleo sobre linho montado sobre linho, 62 x 48 cm

Sophia Reany, 2018, marcador permanente, álcool, carvão vegetal, gesso, óleo sobre linho montado sobre linho, 62 x 48 cm

Manglar, 2018, óleo sobre tela,
57 x 47 cm

Manglar, 2018, óleo sobre tela,
57 x 47 cm

El chico atardecer, 2018, óleo sobre tela,
69 x 47 cm

El chico atardecer, 2018, óleo sobre tela,
69 x 47 cm

Sem título, 2018, cerâmica vidrada, plumas,
57 x 27 x 27 cm

Sem título, 2018, cerâmica vidrada, plumas,
57 x 27 x 27 cm

Sem título, 2018, cerâmica vidrada, plumas,
77 x 19 x 19 cm

Sem título, 2018, cerâmica vidrada, plumas,
77 x 19 x 19 cm

Crónicas incompletas, 2018, marcador permanente, álcool, carvão, gesso, óleo sobre linho montado sobre tela, 169 x 140 cm

Crónicas incompletas, 2018, marcador permanente, álcool, carvão, gesso, óleo sobre linho montado sobre tela, 169 x 140 cm

Exposições

Este site utiliza cookies para garantir que tenha a melhor experiência de utilização.
Saber Mais
A