Maria Laet

Vista de exposição, "Quase um nada", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2019

Vista de exposição, "Quase um nada", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2019

Vista de exposição, "Quase um nada", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2019

Vista de exposição, "Quase um nada", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2019

Vista de exposição, "OTIUM #4", Institut d’art contemporain, Villeurbanne/Rhône-Alpes, França, 2019. (foto: IAC Villeurbanne, Blaise Adilon)

Vista de exposição, "OTIUM #4", Institut d’art contemporain, Villeurbanne/Rhône-Alpes, França, 2019. (foto: IAC Villeurbanne, Blaise Adilon)

Vista de exposição de projecto individual, "Affective Affinities", com curadoria de Gabriel Pérez-Barreiro, 33ª Bienal de São Paulo, 2018

Vista de exposição de projecto individual, "Affective Affinities", com curadoria de Gabriel Pérez-Barreiro, 33ª Bienal de São Paulo, 2018

Vista de exposição de grupo, "Cosmogonies, au gré des éléments", MAMAC, Nice 2018

Vista de exposição de grupo, "Cosmogonies, au gré des éléments", MAMAC, Nice 2018

Vista de exposição de grupo, "18th Biennale of Sydney: all our relations", MCA, Sydney 2012.
(foto: cortesia dos artistas)

Vista de exposição de grupo, "18th Biennale of Sydney: all our relations", MCA, Sydney 2012.
(foto: cortesia dos artistas)

Maria Laet (1982, Rio de Janeiro) vive e trabalha no Rio de Janeiro. A sua obra é informada por ações, e resulta de gestos subtis e intervenções que provêm da sua prática multidisciplinar. O registo destas pequenas subtilezas, momentos efémeros e limites invisíveis revelam o acto como um arquivo. Laet realizou os seus estudos na PIESP, São Paulo 2011-2012; obteve o seu MA em Theory and Practice of Transnational Art na Camberwell College of Art and Design, Londres, Reino Unido. Participou em residências na Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa, Portugal 2010 e em Schloß Balmoral, Bad Ems, Alemanha. Exposições destacadas incluem: Quase um nada, 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa (2019); Almost nothing, OTIUM #4, IAC – Institute of Contemporary Art, Villeurbanne, Rhônes-Alpes, França (2019); Matières à panser, La Verrière, Fondation d’Entreprise Hermès, Bélgica (2019); 33º Bienal de São Paulo: Afinidades Afetivas, curadoria de Gabriel Pérez-Barreiro, São Paulo, Brasil (2018); La Vie Aquatique, Musée Régional d’Art Contemporain Occitanie/Pyrénées-Méditerranée, França (2017); Video Art in Latin America, LAXART, Los Angeles (2017); Tangents, Museum of Fine Arts (MSK), Bélgica (2015); From the Margin to the Edge: Brazilian Art and Design in the 21st century, Somerset House, Londres, Reino Unido (2012); 18th Biennale of Sydney: all our relations, Art Gallery NSW and MCA, Sidney, Austrália (2012); O lugar da linha, Museu de Arte Contemporânea, Niterói, Brasil (2010); Novas Aquisições 2006/2007, Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil (2007); entre outras. As suas obras fazem parte de colecções como: MAM, Gilberto Chateaubriand Rio de Janeiro; MAC Niterói; FRAC Lorraine, França; MSK, Museum of Fine Arts, Ghent, Bélgica; Coleccíon Patricia Phelps de Cisneros (Cisneros Collection), NY; AGI Verona Collection, Itália; e MoMA, NY.

Obras seleccionadas

Entre elas (porcelana), 2020, Impressão a jato de tinta sobre papel algodão, 53 x 80 e 110 x 165 cm. Edição de 5 + 2 PA

Entre elas (porcelana), 2020, Impressão a jato de tinta sobre papel algodão, 53 x 80 e 110 x 165 cm. Edição de 5 + 2 PA

Memória do Fôlego, 2019, Alumínio, díptico,
13,5 x 25 x 25,5 cm / 20 x 25 x 25,5 cm, Edição de 5 + 2 PA

Memória do Fôlego, 2019, Alumínio, díptico,
13,5 x 25 x 25,5 cm / 20 x 25 x 25,5 cm, Edição de 5 + 2 PA

Dobra, 2015, monotipo, díptico, papel, 76 x 49 cm / com moldura 85 x 60 cm

Dobra, 2015, monotipo, díptico, papel, 76 x 49 cm / com moldura 85 x 60 cm

Dobra, 2015, monótipo, díptico, papel,
76 x 49 cm / quadro 85 x 60 cm

Dobra, 2015, monótipo, díptico, papel,
76 x 49 cm / quadro 85 x 60 cm

Sem Título
(Série Diálogos. Sopro), 2008,
Tinta preta sobre papel arroz, políptico, 36 × 25,5 cm (cada)

Sem Título
(Série Diálogos. Sopro), 2008,
Tinta preta sobre papel arroz, políptico, 36 × 25,5 cm (cada)

Sem Titulo (Gangorra), 2011, Impressão em pigmento sobre papel algodão,
51 x 80 cm, Ed. 5 + 2PA

Sem Titulo (Gangorra), 2011, Impressão em pigmento sobre papel algodão,
51 x 80 cm, Ed. 5 + 2PA

Sem Título (Linha e Neve), 2010, Impressão em pigmento sobre papel algodão, 85,7 x 63,5 cm, Ed. 5 + 2PA

Sem Título (Linha e Neve), 2010, Impressão em pigmento sobre papel algodão, 85,7 x 63,5 cm, Ed. 5 + 2PA

Sem Título (Neve), 2010, Impressão em pigmento sobre papel algodão,
85,7 x 63,5 cm, Ed. 5 + 2PA

Sem Título (Neve), 2010, Impressão em pigmento sobre papel algodão,
85,7 x 63,5 cm, Ed. 5 + 2PA

Sem Título (Série Polaroids), 2009
Impressão em pigmento sobre papel algodão, 145 × 110 cm, Ed. 5 + 2PA

Sem Título (Série Polaroids), 2009
Impressão em pigmento sobre papel algodão, 145 × 110 cm, Ed. 5 + 2PA

Sem Título (Areia, Londres), 2008, Impressão em pigmento sobre papel algodão, 46,4 x 58 cm e 80 x 100 cm, Ed. 5 + 2PA

Sem Título (Areia, Londres), 2008, Impressão em pigmento sobre papel algodão, 46,4 x 58 cm e 80 x 100 cm, Ed. 5 + 2PA

Sem Título (Areia, Londres), 2008, Impressão em pigmento sobre papel algodão, 58 × 46 cm,
Ed. 5 + 2PA

Sem Título (Areia, Londres), 2008, Impressão em pigmento sobre papel algodão, 58 × 46 cm,
Ed. 5 + 2PA

Caminho (03.05.2016, 1:46pm), 2016
Monotípia em papel japonês,
200 x 100 cm
Edição 20/20

Caminho (03.05.2016, 1:46pm), 2016
Monotípia em papel japonês,
200 x 100 cm
Edição 20/20

Fôlego / Breath, 2005-2019
Balão, um fôlego e caixa de vidro | Balloon, one breath and glass box, 19,5 x 16,5 x 16,5 cm, Edição 1/5 + 3 PA

Fôlego / Breath, 2005-2019
Balão, um fôlego e caixa de vidro | Balloon, one breath and glass box, 19,5 x 16,5 x 16,5 cm, Edição 1/5 + 3 PA

Recostura, 2019
Bastão de óleo sobre papel de algodão, 77 x 56 cm

Recostura, 2019
Bastão de óleo sobre papel de algodão, 77 x 56 cm

Recostura, 2019
Bastão de óleo sobre papel de algodão, 77 x 56 cm

Recostura, 2019
Bastão de óleo sobre papel de algodão, 77 x 56 cm

Recostura, 2019
Bastão de óleo sobre papel de algodão, 77 x 56 cm

Recostura, 2019
Bastão de óleo sobre papel de algodão, 77 x 56 cm

Exposição

A