Maria Laet
Infinita medida
A 3+1 Arte Contemporânea tem o prazer de apresentar Infinita medida, a mais recente exposição individual de Maria Laet (1982, Rio de Janeiro) na galeria.
O trabalho multidisciplinar de Maria Laet procura registrar momentos, espaços e movimentos que são muitas vezes invisíveis. Os suportes utilizados para a sua prática funcionam como arquivos, não só da presença e acções da artista, mas, também, dos movimentos da natureza. A respiração, o toque humano, a corrente de um rio ou o crescimento de uma árvore são todas áreas que fazem parte da poética da sua obra.
Em Infinita medida, Laet explora formas de concretizar o vazio e evidenciar a brevidade do momento, através da fotografia, vídeo, desenho, gravura e instalação. Esta procura, leva à descoberta de linhas incomensuráveis, sem início ou fim, e limites incertos que mudam constantemente. Estas medidas infinitas podem ser encontradas no gesto continuo entre duas pedras, no movimento constante das ondas e da maré, expandindo e encurtando os limites do mar e encobrindo a presença do corpo na areia, ou na acção de alargar os limites de um elástico para que contenha mais pedras entre a sua forma. O registo destas acções pode ser feito através da meticulosa repetição de um movimento, ou dando ênfase tanto à presença como à ausência do corpo. Assim, Infinita medida é uma tentativa de materializar aquilo que é invisível, abstrato ou em constante transformação.