Inês Brites
estrela-lágrima

estrela-lágrima, 2024, imagem de divulgação

estrela-lágrima, 2024, imagem de divulgação

estrela-lágrima, 2024, imagem de divulgação

estrela-lágrima, 2024, imagem de divulgação

A 3+1 Arte Contemporânea tem o prazer de apresentar estrela-lágrima, a mais recente exposição individual de Inês Brites (Coimbra, 1992) na galeria.

O trabalho de Inês Brites refere-se ao que é familiar, partindo de objectos encontrados e produzidos, numa conversa exploratória dos materiais e da sua finalidade. Usando técnicas pouco ortodoxas, a artista questiona o significado dos objectos, analisando o impacto destes corpos no indivíduo, na sociedade e na cultura, através das memórias do nosso quotidiano e intimidade. As suas obras são regidas pela curiosidade, vulnerabilidade, humor e vontade de relacionar diferentes materialidades.

estrela-lágrima é o nome de uma estrela que está unida pela gravidade a uma estrela morta. O intenso magnetismo que as arrasta e vincula uma à outra forma o desenho de uma lágrima. Cada vez mais próximos um do outro, os dois corpos esperam o seu momento de colisão para se fundirem e deixarem de existir individualmente. Da mesma forma, as obras de estrela-lágrima também estão ligadas a um par, criando uma relação entre dois objectos que imergem num só.

A exposição transporta-nos para um outro universo, um ambiente místico, onde motivos naturais servem de suporte a objectos manufacturados. Estes elementos coexistem numa relação amorosa, ondem se unem, invertem papéis e apoiam-se uns aos outros. Encontramo-nos assim num jardim de esculturas que nos fala sobre as coisas que andam soltas no mundo e que se encontram inevitavelmente. Após esse especial encontro, por mais fugaz que tenha sido, nunca mais voltam a ser as mesmas.

01.03.24 → 27.04.24

Inauguração 01.03.24, 18h – 21h

Este site utiliza cookies para garantir que tenha a melhor experiência de utilização.
Saber Mais
A