Evy Jokhova

Vista de exposição, "Dear Image Part II", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2020. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "Dear Image Part II", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2020. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição,"On Photographic Beings", curadoria de Paulius Petraitis, Riga Photography Biennial, Latvian National Museum of Art, Riga, Letónia, 2020. Obra 'Mirror Image'. (foto: Kristine Madjare)

Vista de exposição,"On Photographic Beings", curadoria de Paulius Petraitis, Riga Photography Biennial, Latvian National Museum of Art, Riga, Letónia, 2020. Obra 'Mirror Image'. (foto: Kristine Madjare)

Vista de instalação, 'Olympia I', curadoria de George Marsh, Contemporary Sculpture Fulmer, UK, 2018

Vista de instalação, 'Olympia I', curadoria de George Marsh, Contemporary Sculpture Fulmer, UK, 2018

Vista de instalação, '4- Totem XII', em "The Garden", curadoria de Lisa Kandlohofer, Viena, Austria, 2018

Vista de instalação, '4- Totem XII', em "The Garden", curadoria de Lisa Kandlohofer, Viena, Austria, 2018

Vista de instalação, 'In this hot desert I miss the snow' (Instalação com vídeo HD, pedra, barro, madeira, rodízios, dimensões variáveis), Yarat Contemporary Art Space, Azerbaijão, 2018

Vista de instalação, 'In this hot desert I miss the snow' (Instalação com vídeo HD, pedra, barro, madeira, rodízios, dimensões variáveis), Yarat Contemporary Art Space, Azerbaijão, 2018

Vista de 'The Shape of Ritual', Commissionado pelo Belvedere Museum, Viena, Austria, 2017. (foto: Ulrich A. Reiterer)

Vista de 'The Shape of Ritual', Commissionado pelo Belvedere Museum, Viena, Austria, 2017. (foto: Ulrich A. Reiterer)

Evy Jokhova (Suíça, 1984) vive e trabalha entre Lisboa, Londres e Viena. Jokhova é uma artista multidisciplinar cuja prática dedica-se aos diálogos e relações entre a antropologia social, a arquitetura, a filosofia e a arte. Através do desenho, escultura, instalação, som, vídeo e performance, procura colmatar as lacunas entre as diversas áreas e as suas estruturas hierárquicas inerentes. Obteve o seu MA Fine Art da Royal College of Art (2011) e MA Political Communications de Goldsmith College (2013). Jokhova recebeu os prémios de Arts Council Individual Grants Award (2018), Royal Academy Schools Fellowship (2016-19), Royal British Society of Sculptors Bursary Award (2017-18), Wien Kultur Förderung (2017) e Amsterdam Fonds voor Kultur (2018). Das suas residências artísticas contam-se Belvedere Museum Vienna (2017), Yarat Contemporary Art Space (2018), BijlmAIR Amsterdam (2017), Villa Lena (2017), Nida Art Colony (2017) e Florence Trust (2008-09). Exposições individuais: Between these lines I operate, Galeria Foco (Lisboa 2019); Weighed down by stones, Lily Brooke (Londres 2018); I dance for you my edifice, l’etrangere (Londres 2018); The Shape of Ritual, comissionado pelo Belvedere Museum (Viena 2017); How to live together, CBK Zuidoost (Amsterdão, 2018); Towering in the conditions of fragments, Passen-gers (Londres 2017); Staccato, Marcelle Joseph Projects (Londres 2016). Exposições coletivas recentes:Ponto d’Orvalho, com curadoria de Joana Horta, Leonor Carrilho e Sergio Hydalgo, (Freixo de Meio, Alentejo 2021); WOTRUBA. Himmelwärts, com curadoria de Gabrielle Stöger-Spevak, Belvedere Museum, (Vienna, 2021); Art in the Plague Year, com curadoria de  Douglas McCulloh, Nikolay Maslov e Rita Souther, UCR California Museum of Photography, (California, 2021); On Photographic Beings, Latvian National Museum (Riga 2020); Nuovo Cinema Galleria, Galeria Vera Cortes (Lisboa 2020); Boundary Layers, Yarat Contemporary Art Space, (Baku 2019); Prevent this Tragedy, Dateagle / Vongoetz Art (Londres 2018); The Garden, Lisa Kandlhofer Galerie (Viena 2018); Contemporary Sculpture Fulmer, William Benington Gallery (Londres 2018), Better Living: Tenderflix film festival, The Horse Hospital (Londres 2017) entre outras. A artista é responsavel desde 2014 pelo projeto Allotment – uma investigação colaborativa que explora as relações sociais e cultura política através da comida. Os trabalhos de Evy Jokhova fazem parte de coleções públicas tais como British Government Art Collection, Reino Unido; Lafayette College Library, EUA; Royal College of Art, Reino Unido; e Royal Shakespeare Company, Reino Unido.

 

Obras seleccionadas

Alessandro, 2020
Grés e tecido, 42 x 15.5 x 27 cm
(foto: Bruno Lopes)

Alessandro, 2020
Grés e tecido, 42 x 15.5 x 27 cm
(foto: Bruno Lopes)

Waldblume, 2019, Bordado a lã sobre rede de acrílico, mosaíco,166 x 211 x 24 cm
(foto: photodocumenta)

Waldblume, 2019, Bordado a lã sobre rede de acrílico, mosaíco,166 x 211 x 24 cm
(foto: photodocumenta)

Bruised, 2019, Impressão com tintas de arquivo sobre papel Somerset, betão, vínil sobre parede,
220 x 560 x 5 cm

Bruised, 2019, Impressão com tintas de arquivo sobre papel Somerset, betão, vínil sobre parede,
220 x 560 x 5 cm

Kristoff, 2019, Tecido, borlas, torrada, aço, 50 x 50 x 15 cm.
(photo: photodocumenta)

Kristoff, 2019, Tecido, borlas, torrada, aço, 50 x 50 x 15 cm.
(photo: photodocumenta)

Aude, 2019, Grés e borla têxtil, 38 x 14 x14 cm.
(foto: photodocumenta)

Aude, 2019, Grés e borla têxtil, 38 x 14 x14 cm.
(foto: photodocumenta)

After Roberte II, 2020, Lápis sobre papel,
21 x 14,7 cm

After Roberte II, 2020, Lápis sobre papel,
21 x 14,7 cm

From Memory XIV, 2020, Impressão sobre vinil, lã, díptico, 45 x 30 cm

From Memory XIV, 2020, Impressão sobre vinil, lã, díptico, 45 x 30 cm

Max, 2019, Grés e fita de tecido, 56 x 20 x 12 cm

Max, 2019, Grés e fita de tecido, 56 x 20 x 12 cm

Swan Circle, 2020, Impressão com tintas de arquivo sobre papel Hahnemuhle, 102 x 68 cm, Edição 1/3 + 1 PA

Swan Circle, 2020, Impressão com tintas de arquivo sobre papel Hahnemuhle, 102 x 68 cm, Edição 1/3 + 1 PA

From Memory XIII, 2020, Impressão sobre vinil, lã, 53 x 30 cm

From Memory XIII, 2020, Impressão sobre vinil, lã, 53 x 30 cm

Leyla, 2019, Grés, borlas , 25 x 21 x 8,5 cm

Leyla, 2019, Grés, borlas , 25 x 21 x 8,5 cm

Nadja, 2020, Grés, impressão sobre vinil, lã e fita de tecido, 68 x 60 cm. (foto: Bruno Lopes)

Nadja, 2020, Grés, impressão sobre vinil, lã e fita de tecido, 68 x 60 cm. (foto: Bruno Lopes)

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