Claire de Santa Coloma
Claire de Santa Coloma (1983, Buenos Aires, Argentina) vive e trabalha em Buenos Aires. A sua obra escultórica incide sobre questões formais, que pretendem focar-se na primordialidade da matéria (que é quase sempre a madeira) e no tema da escultura em si. A economia de materiais é um dos princípios regentes na sua prática, muitas vezes ditando a forma do objeto final. A relação entre o espectador e a escultura é outra camada importante na leitura da sua obra, tendo sido, conceptualmente, o fio condutor das suas últimas exposições individuais. Estudou escultura de talha directa nos Ateliers Beaux Arts de la ville de Paris. Simultaneamente, obteve o mestrado de investigação em Artes Plásticas na Universidade La Sorbonne, Paris. Entre 2007 e 2009 foi artista residente na Casa de Velázquez em Madrid. Entre 2009-2010 frequentou o programa de Estudos Independentes da MAUMAUS, em Lisboa, com o qual participou na 29ª Bienal de São Paulo. Em 2010, participou na residência La Belle Alliance (Metropole), no Goethe Institute de Lisboa. Em 2017 é convidada para integrar o programa de Lisboa Capital de Cultura Ibero Americana com uma residência nos ateliers dos Coruchéus e um projeto a apresentar na galeria Quadrum. No mesmo ano, vence Prémio Novos Artistas Fundação EDP (Lisboa, 2017). Expõe regularmente desde 2008. Entre as suas exposições individuais destacam-se: Modo de uso, 3+1 Arte Contemporânea, Lisbon (2020); Chuva, Appleton – Associação Cultural, Lisboa (2018); Guía Prático para Fazer uma Escultura Básica de Madeira, Galeria 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa (2014); A escassez nos salvará da catástrofe, Galeria 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa (2011) e A Experiência da Medida, Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa (2010). Entre as suas exposições colectivas destacam-se: STONE ALIVE: Uma interpretação cultural das Pedras, curadoria de Marta Jecu, Museu Geológico, Lisboa (2022); Objectos Específicos Parte 1 – Obras da Colecção Figueiredo Ribeiro, curadoria de Ana Anacleto e João Silvério, Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, Abrantes (2022); Um Oásis ao Entardecer, Fundação EDP, MAAT, Lisboa (2020); Constelações III, Museu Berardo, Lisboa (2020); Coleção Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (2018); 1000 anos depois entre Vénus e Marte, obras da Colecção António Cachola, Galeria Municipal do Porto, Porto (2017); Prémio Novos Artistas Fundação EDP, MAAT, Lisboa (2017); Excusa Argumental, Museo de Arte Contemporáneo Gaz Natural Fenosa, A Coruña (2015); Bienal de Arte de Buenos Aires, Buenos Aires (2013); Geografía Portátil, MUMU, Córdoba, Argentina (2013). Coleções incluem: Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal; Fundação EDP, Portugal; Banco Supervielle, Argentina; HRH of Luxembourg; Casa de Velázques, Espanha; Deutsche Bank, Portugal; António Cachola, Portugal; entre outras coleções particulares na Bélgica, França, Alemanha, Singapura, Argentina e Estados Unidos.
Selected work
Exposições
Artigos
Modo de uso, de Claire de Santa Coloma, Bárbara Valentina, Fevereiro 2020
Claire de Santa Coloma, Chuva, Bárbara Valentina, Dezembro 2018
Uma Pausa com Claire de Santa Coloma, Manuela Synek, Janeiro 2018
Gosto da frase “less is more”…, Susana Moreira Marques, Dezembro 2017
Composição Eterna, Beatriz Marquilhas, Novembro 2017