Carlos Noronha Feio

Vista de exposição, "no fim de tudo está o começo, a negociação!", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2021. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "no fim de tudo está o começo, a negociação!", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2021. (foto: Bruno Lopes)

Vista de exposição, "o peculiar é um detalhe no todo comum", Q22-Colégio das Artes, Coimbra, 2021. (foto: Vitor Garcia)

Vista de exposição, "o peculiar é um detalhe no todo comum", Q22-Colégio das Artes, Coimbra, 2021. (foto: Vitor Garcia)

Vista de exposição,"(sunsight!)/(sunclipse!)", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2019

Vista de exposição,"(sunsight!)/(sunclipse!)", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, 2019

Vista de exposição, "Zero/Zero, (com Délio Jasse)", Galeria Municipal de Almada, Lisboa, 2019. (foto: António Jorge Silva)

Vista de exposição, "Zero/Zero, (com Délio Jasse)", Galeria Municipal de Almada, Lisboa, 2019. (foto: António Jorge Silva)

Vista de exposição "banhados pela luz brilhante do pôr do sol", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa 2015-2016

Vista de exposição "banhados pela luz brilhante do pôr do sol", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa 2015-2016

Vista de exposição "banhados pela luz brilhante do pôr do sol", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa 2015-2016

Vista de exposição "banhados pela luz brilhante do pôr do sol", 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa 2015-2016

Vista de esposição (detalhe), "A Monster's Heart", obras sonoras, neons, máquina de fumaça, alto-falantes, leitor de LP, vinil de LP. Dienstag Abend no Ve.Sch - Verein für Raum und Form no der bildenden Kunst, Viena, Áustria, 2013

Vista de esposição (detalhe), "A Monster's Heart", obras sonoras, neons, máquina de fumaça, alto-falantes, leitor de LP, vinil de LP. Dienstag Abend no Ve.Sch - Verein für Raum und Form no der bildenden Kunst, Viena, Áustria, 2013

Carlos Noronha Feio (Lisboa, 1981) vive e trabalha em Oeiras. Através do seu trabalho multidisciplinar, Carlos Noronha Feio analisa temas como a identidade, nacionalismo e cultura local e global. A sua prática procura questionar conceitos pré-concebidos de pertença ao assimilar referências históricas, geográficas e políticas, justapondo-as de forma a engendrar as suas próprias composições. Noronha Feio obteve um Doutoramento do Royal College of Art London. Exposições individuais seleccionadas: (sunsight!)/(sunclipse!), instalação de exterior, com curadoria de Susanne Prinz e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Kunstverein am Rosa-Luxemburg-Platz, Berlim (2022);  (grow flowers!), Kunstverein am Rosa-Luxemburg-Platz, Berlin (2022); o peculiar é um detalhe no todo comum, Q22, Colégio das Artes, Coimbra (2021);  Zero/Zero, (com Délio Jasse) Galeria Municipal de Almada, Lisboa (2019); (sunsight!)/(sunclipse!), 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa (2019); even if at heart we are uncertain of the will to connect, there is a common future ahead, Narrative projects, Londres (2018); A Matter of Trust, Garage Museum of Contemporary Art, Moscovo (2017); banhados pela luz brilhante do pôr do sol, 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa (2015); e Oikonomia: A Matter of Trust, MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Lisbon (2015). Exposições coletivas incluem: Armando Martins Art Collection /MACAM,  Mace 15 Anos,  Elvas, Portugal (2022); José Carlos Santana Pinto Art Collection,  Mace 15 Anos,  Elvas, Portugal (2022); Pintura: Campo de Observação Parte II, curadoria de João Pinharanda, Cristina Guerra Contemporary Art, Lisboa (2021); de Dentro e Fora – Colectiva de artistas de Cabo Verde, curated by Ricardo Barbosa Vicente, Centro Cultural de Cabo Verde e União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, Lisboa (2021); Dissonâncias, MNAC, Lisboa (2020); Sonho Europeu: Obras da Coleção Norlinda e José Lima, Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (2019); The fabric of felicity, Garage Museum of Contemporary Art, Moscovo (2018); Variations Portugaises, Centre d’Art Contemporain de Meymac (2018); Futures, CAC Vilnius (2017); You Are Now Entering_________, CCA Londonderry/Derry (2012); e Image Wars, Abrons Art Centre, Nova Iorque (2011). Entre 2009 e 2014, Noronha Feio foi director do The Mews Project Space em Londres. As suas obras foram incluídas na publicação “The Art of Not Making: The New Artist/Artisan Relationship”, bem como “Nature Morte: Contemporary Artists Reinvigorate the Still Life Tradition”, publicados por Thames & Hudson. Coleções incluem: Coleção Armando Martins/MACAM, Portugal; MAAT – Fundação de Arte EDP, Portugal; Coleção Norlinda e José Lima, Portugal; Coleção José carlos Santana Pinto, Portugal; Coleção Gaspar/Marin, Portugal;  Saatchi Collection, Reino Unido; Fundação PLMJ, Portugal; MNAC – Museu do Chiado, Portugal; MAR – Museu de Arte do Rio, Brasil; entre outras coleções publicas e privadas, nacionais e internacionais.

 

 

it could have been a flower, instead it became a heart, 2021, Óleo, tinta spray, guache e luz neon (argónio) sobre linho, 200 x 150 x 9 cm

it could have been a flower, instead it became a heart, 2021, Óleo, tinta spray, guache e luz neon (argónio) sobre linho, 200 x 150 x 9 cm

blooming blown burning bright, of figures and peoples feel no fright , 2021, Óleo, tinta spray, tempera, guache e alumínio dourado sobre linho
165 x 100 x 3 cm

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165 x 100 x 3 cm

have you heard the one about the sea and the sun?, 2021, Óleo, tinta spray, tempera, guache, pastéis de óleo e alumínio dourado sobre linho, 235 x 190 x 7 cm

have you heard the one about the sea and the sun?, 2021, Óleo, tinta spray, tempera, guache, pastéis de óleo e alumínio dourado sobre linho, 235 x 190 x 7 cm

o descanso antes da elevação em ‘S’, 2021, Luz neon (argónio), 34 x 85 x 50 cm

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detail of elusive illusion, a playful game, an act of balance and flow, 2020, Guache, têmpera, pastel de óleo e óleo sobre linho, 190 x 235 cm

detail of elusive illusion, a playful game, an act of balance and flow, 2020, Guache, têmpera, pastel de óleo e óleo sobre linho, 190 x 235 cm

from the construction of the self: memories of stories never lived, 2020, Guache, pastel de óleo e óleo sobre linho, 120 x 80 cm

from the construction of the self: memories of stories never lived, 2020, Guache, pastel de óleo e óleo sobre linho, 120 x 80 cm

(a drop in the universe has universes of its own!), 2019, Texto em aço inoxidável dourado, pairando a 1 cm da parede, 210 x 81 x 1 cm, Ed. 3/3 + 2 PA

(a drop in the universe has universes of its own!), 2019, Texto em aço inoxidável dourado, pairando a 1 cm da parede, 210 x 81 x 1 cm, Ed. 3/3 + 2 PA

everything is connected, through the dreamer at dawn…(Man: depiction of the weaver; Star: spirituality, good luck), 2019, Lã (tapete na técnica de Arraiolos e Pé-de-flor), 150 x 150 cm, Ed. 2/3 + 1 PA

everything is connected, through the dreamer at dawn…(Man: depiction of the weaver; Star: spirituality, good luck), 2019, Lã (tapete na técnica de Arraiolos e Pé-de-flor), 150 x 150 cm, Ed. 2/3 + 1 PA

stick-people adore the sun (tree of life), 2018, Lã (tapete na técnica de Arraiolos), 192 x 145 cm, Ed, 1/3 + 1 PA

stick-people adore the sun (tree of life), 2018, Lã (tapete na técnica de Arraiolos), 192 x 145 cm, Ed, 1/3 + 1 PA

(crescei flores!), 2018, Texto em aço inoxidável dourado, pairando a 1 cm da parede, 16 x 124,5 x 1 cm Ed. 2/3 + 2 PA

(crescei flores!), 2018, Texto em aço inoxidável dourado, pairando a 1 cm da parede, 16 x 124,5 x 1 cm Ed. 2/3 + 2 PA

Por mais que andasse à volta com flat-packs e chaves universais, a única constante era o som do mar, 2013, Parafusos Z1, 3 rádios, broca 2.5mm, 3 pen-drives, Viroc. Som do Mar em São Francisco (1) Som do Mar em Waiheke island (2) Som do Mar em Díli (3)

Por mais que andasse à volta com flat-packs e chaves universais, a única constante era o som do mar, 2013, Parafusos Z1, 3 rádios, broca 2.5mm, 3 pen-drives, Viroc. Som do Mar em São Francisco (1) Som do Mar em Waiheke island (2) Som do Mar em Díli (3)

Do fundo do mar não se percebia as diferenças, 2012-2018, 2 tijolos, 12 baterias tipo C, 2 pen drives, 2 boom box, gravação do som do mar na zona de Lisboa, gravação do som do mar no Rio de Janeiro

Do fundo do mar não se percebia as diferenças, 2012-2018, 2 tijolos, 12 baterias tipo C, 2 pen drives, 2 boom box, gravação do som do mar na zona de Lisboa, gravação do som do mar no Rio de Janeiro

Native People of the Pacific World: dispositif XXXIV, 2015, Óleo, pastel de óleo, pigmento, guache e spray sobre tela Hahnemühle Monet impressa e madeira, 53,5 x 52 cm

Native People of the Pacific World: dispositif XXXIV, 2015, Óleo, pastel de óleo, pigmento, guache e spray sobre tela Hahnemühle Monet impressa e madeira, 53,5 x 52 cm

Native People of the Pacific World: dispositif XXXVI, 2015, Óleo, pastel de óleo, pigmento, guache e spray sobre tela Hahnemühle Monet impressa e madeira, 55 x 52,5 cm

Native People of the Pacific World: dispositif XXXVI, 2015, Óleo, pastel de óleo, pigmento, guache e spray sobre tela Hahnemühle Monet impressa e madeira, 55 x 52,5 cm

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