Mikko Rikala
Various cycles under the Sun
A 3+1 Arte Contemporânea tem o prazer de apresentar a exposição Various cycles under the Sun do artista finlandês Mikko Rikala (Tampere, 1977).
Mikko Rikala faz parte da mais recente geração de fotógrafos que integram a prestigiosa Escola de Helsínquia. Marcadas por uma intensa consciência estética, as obras fotográficas da Escola de Helsínquia assentam numa abordagem conceptual que é, embora de temas variados variada, incontestavelmente finlandêsa, como os próprios referem. Na sua primeira exposição individual em Portugal, o artista irá mostrar uma selecção de fotografias que dão continuidade às suas reflexões epistemológicas em torno do ‘ver’ e do ‘percepcionar’. O artista questiona “Quais são as possibilidades do Homem de observar e compreender o mundo para além do racional?”. As ligações ao conceptualismo e ao minimalismo fornecem aqui uma estrutura para as ideias e escolhas estéticas. Por sua vez, a influência da cultura finlandêsa destaca-se na encenação das paisagens desabitadas e na representação da natureza, aludindo à isolação nórdica.
O título da exposição refere-se à obra Eight days under the Sun (14.07–21.07.2018), 2018, onde é revelada a marca circular deixada por uma rocha num papel azul após oito dias de exposição solar. Various cycles under the Sun invoca alguns dos temas recorrentes em toda a obra de Rikala – a passagem do tempo e os seus fenómenos transformativos, desde a deterioração à autorrenovação. Os ciclos e os círculos são elementos constantes que se manifestam nas imagens de Rikala tanto nas suas formas físicas como metafóricas. Nas fotografias que compõem a exposição, o tempo torna-se mensurável através de gestos repetitivos e, muitas vezes, o próprio autor assume-se como unidade de medida. Segundo o artista, o exercício da repetição permite-lhe a criação de um espaço meditativo entre o quotidiano e o insólito, onde é possível um vislumbre do transcendente. O alvo da prática artística de Mikko Rikala é, portanto, esta mesma transcendência dos limites do intelecto humano.
Mikko Rikala (Tampere, 1977) vive e trabalha em Helsínquia, Finlandia. Obteve o seu Mestrado em Fotografia na Aalto University, School of Arts, Design and Architecture, fazendo parte das mais recentes gerações de artistas da Escola de Helsínquia. Em 2010 foi premiado com o EmmaPrize pelo Espoo Museum of Modern Art, Finlândia. É um dos membros do colectivo Maanantai Collective, que em 2013 foi nomeado para o Paris Photo – Aperture Foundation, First PhotoBook Award. Das suas exposições individuais destacam-se: Overlapping Instants, com Juuso Noronkoski, Galería Alarcon Criado, Sevilha, Espanha (2018); Emptiness Ceases to Be Blue, Gallery Rotwand, Zurique, Suíça (2016); 10 Weeks by the Sea, Gallery Bethanien, Berlim, Alemanha (2015); e Towards Nothing, Gallery TAIK Persons, Berlim, Alemanha (2013). Exposições colectivas recentes: Zeitspuren – The Power of Now, (Martin Creed, Elmgreen & Dragset, Julien Charrierer, On kawara, Ragnar Kjartansson, Daniel Gustav Cramer, Taryn Simon), Kunsthaus Pasquart, Biel, Suíça (2018); Considering Finland, Kunstverein Ludwigshafen, Ludwigshafen am Rhein, Alemanha (2018); El Paso (The Passage), R/E Projects, Madrid, Espanha (2017). Os seus trabalhos fazem parte das colecções Tapiola, Artek, e do Estado da Finlandia, bem como outras colecções privadas internacionais.
15.03.19 – 04.05.19
Inauguração 15.03.19 19h – 22h