Robyn Brentano & Andrew Horn, Carlos Bunga, Spencer Finch, General Idea, Kapwani Kiwanga, Eric N. Mack, Joseph del Pesco e Johnny Pootoogook
18 Maio 2022
Curadoria de Rui Mateus Amaral
A 3+1 Arte Contemporânea tem o prazer de vos convidar para a inauguração de 18 Maio 2022, uma exposição de obras de Robyn Brentano & Andrew Horn, Carlos Bunga, Spencer Finch, General Idea, Kapwani Kiwanga, Eric N. Mack, Joseph del Pesco e Johnny Pootoogook, comissariada por Rui Mateus Amaral. Para muitos dos artistas, assim como para o curador, 18 Maio 2022 marca a primeira apresentação do seu trabalho em Portugal. A exposição inaugura também durante a semana da ARCOlisboa, a primeira edição presencial da feira de arte desde 2019.
A exposição pretende ser tão aberta como o céu, um espaço partilhado de beleza funesta e transcendente, em constante mudança, o que traz novas e variadas projeções no mundo terreno. De um modo semelhante, várias obras na exposição vão-se transformando lentamente diante do espectador, assim como através de interação direta. Outras obras estão a ser adaptadas localmente ou materializaram-se a partir de momentos de profundas viragens físicas, políticas, sociais e da história de arte.
Indo beber à iconografia da celebração—balões, flores, tendas, vestidos, música, dança e prendas—a exposição olha para o ritual de nos prepararmos para um evento e para a crescente euforia e antecipação desse processo, que quando os planos são alterados inevitavelmente se esgota fazendo o entusiasmo desaparecer e colocando-nos de volta a um estado de expectativa e desejo. Devido às condições flutuantes do nosso tempo, antes de ser dado o título 18 Maio 2022, a exposição chamou-se 7 Maio 2021, e antes disso, 12 Maio 2020. O espírito de nos movermos por terrenos imprevisíveis, de improvisação, não só guiou o processo de pensar esta exposição como também está incorporado nas próprias obras. Por agora, e para 18 de Maio de 2022, a previsão é de céu com boas abertas.
(Carlos Bunga, cortesia Galeria Vera Cortês, Lisboa; Spencer Finch, cortesia Lisson Gallery, Londres; Kapwani Kiwanga, cortesia Galerie Poggi, Paris; Eric N. Mack, cortesia Morán Morán, Los Angeles; Johnny Pootoogook, cortesia Daniel Faria Gallery, Toronto)