Cristina Garrido
An Art of Microseconds

Vista de exposição. Risk Management Paintings

Vista de exposição. Risk Management Paintings

Risk Management Paintings (Detalhe)

Risk Management Paintings (Detalhe)

Vista de exposição. Risk Management Paintings

Vista de exposição. Risk Management Paintings

Vista de exposição. Risk Management Paintings

Vista de exposição. Risk Management Paintings

Vista de exposição. Risk Management Paintings

Vista de exposição. Risk Management Paintings

Boothworks (still de vídeo), 2017 , HD monocanal digital 16:9, vídeo com som, preto e branco, 13’32”

Boothworks (still de vídeo), 2017 , HD monocanal digital 16:9, vídeo com som, preto e branco, 13’32”

Vista de exposição. Boothworks, 2017 , HD monocanal digital 16:9, vídeo com som, preto e branco, 13’32”

Vista de exposição. Boothworks, 2017 , HD monocanal digital 16:9, vídeo com som, preto e branco, 13’32”

Vista de exposição. Boothworks, 2017 , HD monocanal digital 16:9, vídeo com som, preto e branco, 13’32”

Vista de exposição. Boothworks, 2017 , HD monocanal digital 16:9, vídeo com som, preto e branco, 13’32”

A galeria 3+1 Arte Contemporânea tem o prazer de anunciar An Art of Microseconds, a mais recente exposição individual de Cristina Garrido (Madrid, 1986), a sua segunda na galeria.

O trabalho de Cristina Garrido possui um olhar crítico e um profundo interesse no mundo da arte contemporânea, o modo como este opera, os seus agentes e códigos. Esta exposição apresenta uma série de obras que revelam este interesse pelo estado actual da arte, focando-se na feira de arte e em como, nos últimos anos, esta se tornou no principal propulsor, não apenas da distribuição, mas também da produção e recepção da obra de arte. “Como devemos confrontar esta nova instituição artística, a Feira de Arte? E como é que este contexto de apresentação de obras modifica o conteúdo das mesmas?”, questiona a artista. Cristina Garrido não acredita que o objecto de arte seja impermeável face ao espaço onde é exposto. Exceptuando as obras site-specific, a percepção de uma obra poderá ser diferente dependendo do contexto da sua apresentação, e este contexto poderá até afectar como e porquê o artista produz um trabalho, por exemplo, para uma feira de arte.

Ambos os projectos apresentados nesta exposição observam dois momentos da História da Arte em que a narrativa era ligeiramente diferente. A série “Risk Management Paintings” examina a Abstração Geométrica. Aparentam ter apenas preocupações formais, mas escondem gráficos que remetem para os diferentes factores económicos envolvidos na indústria da feira de arte – tais como despesas de transporte, o preço do stand, viagens e alojamento – e como estes desempenham um papel na percepção da obra – neste caso, um pequeno monocromático branco. Os quadrados concêntricos e a tela branca no meio procuram colocar em jogo o discurso financeiro, estatístico e pictórico.

O video “Boothworks” considera a arte produzida nas décadas de 1960 e 1970 – as origens da “arte contemporânea” – e ironicamente articula os ideais utópicos desta altura com a actual era das feiras de arte. “Boothworks” é um documentário ficcional no qual o narrador, vindo de um futuro incerto, descreve um modo de arte internacional dos anos 2010s. Este novo modo, levado a cabo pelos galeristas da altura, elevou o stand a um suporte artístico, e a feira de arte ao seu espaço de exposição. “Booth art”, como o narrador a denomina, era nómada e portátil, “anti-galeria”, efémera, performativa, site-specific e tinha como intuito resistir à comoditização… No entanto, o narrador problematiza este modo artístico desafiante ao questionar a sua relação com o capitalismo, o seu impacto social, o desvio do foco no objecto de arte para o seu contexto, os fins institucionais e curatoriais que promoveram estas práticas e como a figura do crítico de arte se tornou supérflua sob estas novas circunstâncias.

Cristina Garrido (Madrid, Espanha, 1986) é uma artista baseada em Madrid. Tendo estudado Belas Artes na Universidade Complutense de Madrid (2004-2009) e Camberwell College of Arts (2007-2008), obteve o seu MFA Fine Art na Wimbledon College of Art (2010-2011) com uma bolsa da Fundació “la Caixa” para estudos em pós-graduação no Reino Unido. Foi galardoada com o prémio Generación 2015 Proyectos de Arte Fundación Montemadrid (2015), a Fundación Botín Visual Arts Grant (2017-2018) e o ARCO Prize for Young Artists (2018). O seu trabalho foi exposto internacionalmente, nomeadamente em: Centro de Arte Andaluz (CAAC) (Sevilha), Centrale for Contemporary Art (Bruxelas); Contemporary Art Museum of Estonia – EKKM (Tallinn); CITY GALLERY des Kunstverein Wolfsburg (Wolfsburg); CentroCentro (Madrid); l´ISELP – institut supérieur pour l’étude du langage plastique (Bruxelas); Espacio Odeón (Bogotá); Fundación Luís Soane (A Coruña); Centro de Desarrollo de las Artes Visuales (La Habana); Galerie im Taxispalais (Innsbruck); SESC Sorocaba (Sorocaba/ São Paulo); La Casa Encendida (Madrid); Lugar a Dudas (Cali); Banner Repeater (Londres); Spike Island (Bristol); Matadero (Madrid) e AKV St. Joost (Den Bosch), entre outros. Foi, recentemente, artista em residência na Casa Maauad (Cidade do México), Artista X Artista (Havana) e : B A R I L Gallery (Cluj-Napoca).

27.09.18 – 10.11.18
Inauguração 27.09.18 19h – 22h

Folha de sala

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