Claire de Santa Coloma
Modo de uso
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-20-1024x891.jpg)
Modo de uso, 2020, Grafite sobre papel, 64 x 76,5 cm (papel), (foto: Bruno Lopes)
Modo de uso, 2020, Grafite sobre papel, 64 x 76,5 cm (papel), (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-13-1024x682.jpg)
Enter, 2020, Carvalho francês e latão, 61 x 40 x 130 cm, (foto: Bruno Lopes)
Enter, 2020, Carvalho francês e latão, 61 x 40 x 130 cm, (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-4-1024x682.jpg)
Access, 2020, Lodão, Azinheira, Mogno e pó de grafite, 140 cm (foto: Bruno Lopes)
Access, 2020, Lodão, Azinheira, Mogno e pó de grafite, 140 cm (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-6-1024x1535.jpg)
Absorb, 2020, Azinheira , 62 x 56 x 7 cm (foto: Bruno Lopes)
Absorb, 2020, Azinheira , 62 x 56 x 7 cm (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-5-1024x1537.jpg)
Stand, 2020, Lodão e pó de grafite, 135 x 21 x 12 cm (foto: Bruno Lopes)
Stand, 2020, Lodão e pó de grafite, 135 x 21 x 12 cm (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-12-1024x1535.jpg)
Reflect, 2020, Madeira, Pó de grafite e Latão, 84 x 40 x 60 cm (foto: Bruno Lopes)
Reflect, 2020, Madeira, Pó de grafite e Latão, 84 x 40 x 60 cm (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-20-1920x1672.jpg)
Modo de uso, 2020, Grafite sobre papel, 64 x 76,5 cm (papel), (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-7-1920x1279.jpg)
Vista de exposição (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-13-1920x1279.jpg)
Enter, 2020, Carvalho francês e latão, 61 x 40 x 130 cm, (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-8-1920x1279.jpg)
Vista de exposição (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-4-1920x1279.jpg)
Access, 2020, Lodão, Azinheira, Mogno e pó de grafite, 140 cm (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-6-1920x2879.jpg)
Absorb, 2020, Azinheira , 62 x 56 x 7 cm (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-5-1920x2882.jpg)
Stand, 2020, Lodão e pó de grafite, 135 x 21 x 12 cm (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-9-1920x1279.jpg)
Vista de exposição (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-12-1920x2879.jpg)
Reflect, 2020, Madeira, Pó de grafite e Latão, 84 x 40 x 60 cm (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-10-1920x2882.jpg)
Vista de exposição (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-1-1920x1279.jpg)
Recline and Release, 2020, Lodão e Alcatifa Sensation, 43 x 220 x 32 cm / 38 x 138 x 46 cm (foto: Bruno Lopes)
![](https://3m1arte.com/wp-content/uploads/2021/11/Claire-3-1920x1279.jpg)
Vista de exposição (foto: Brno Lopes)
A 3+1 Arte Contemporânea tem o prazer de apresentar a inauguração de Modo de uso, a mais recente exposição da artista Claire de Santa Coloma.
A obra escultórica da artista argentina incide sobre questões formais, que pretendem focar-se na primordialidade da matéria (que é quase sempre a madeira) e no tema da escultura em si. A economia de materiais é um dos princípios regentes na sua prática, muitas vezes ditando a forma do objeto final. A relação entre o espectador e a escultura é outra camada importante na leitura da sua obra, tendo sido, conceptualmente, o fio condutor das suas últimas exposições individuais. Como resultado, tanto a sensualidade como a sensorialidade são características recorrentes no trabalho de Claire de Santa Coloma.
Em 2014 a artista apresentou a sua exposição Guia prático para fazer uma escultura básica de madeira, que procurava educar o público sobre o processo de criação. Em 2017, a exposição Pausa guiou o espectador para um olhar mais contemplativo e circunspecto. Em Modo de uso, Claire de Santa Coloma procura estimular outras relações entre o público e a obra. Na tentativa de descodificar a intangibilidade da obra de arte, a artista cria ambiguidades através do uso de cenários e materiais da esfera doméstica. A folha de sala, que serve como objeto instrucional, propõe formas de interagir com as esculturas. O toque e o uso são permitidos, abrindo novos modos de existência da obra de arte.