De 25 de Outubro a 28 de Dezembro 2012
Neste projecto desenvolvido em parceria com o Carpe Diem Arte e Pesquisa, participam ainda Catarina Leitão, Cristina Lamas, José Lourenço, Márcio Vilela, Miguel Pacheco e Tatiana Macedo
Rosana Ricalde integra o grupo de artistas naquela que será a 12ª exposição no velho palácio da Rua de ‘O século’. Rosana Ricalde apresentará um projecto em colaboração com Felipe Barbosa. Cinthia Marcelle, Cristina Ataíde, Mónica de Miranda, Chantal Akerman/Pedro Costa e Hélène Veiga Gomes são os restantes artistas que ocuparão as diversas salas do palácio.
No seguimento de outras grandes exposições biográficas (Callas, Amália) e temáticas (POVO-PEOPLE), a Fundação EDP apresenta o projeto que tem como tema e título “Riso”, e que será constituído por uma exposição, projeto editorial, e um conjunto de conferências e eventos, a realizar no Museu da Eletricidade.
O Riso será uma exposição que olha, com olhar contemporâneo, esse código físico e cultural, ao mesmo tempo visível e misterioso, com que se manifesta a aceitação ou a recusa, a inteligência ou a imbecilidade, a alegria ou o nervosismo, a subversão ou o conformismo.
De 19 de Outubro a 21 de Dezembro de 2012
Exposição comissariada por Bruno Leitão. Além dos artistas da 3+1, participam nesta exposição Carlos Bunga, Carlos Correia, João Ferro Martins, Sandra Gamarra entre outros.
05 e 06 de Outubro de 2012
Exposição colectiva de artistas australianos bolseiros do ‘Helen Lempriere Travelling Art Scholarship for emerging artists’. Participam além de Sam Smith, Lauren Brincat, Sean Cordeiro & Claire Healy, Todd McMillan, Ms&Mr e Tony Schwensen
De 05 de Outubro a 04 de Novembro de 2012
Exposição colectiva de video e novos media da colecção Artbank. Em exibição estarão trabalhos de Daniel Crooks, Hayden Fowler, Tarryn Gill & Pilar Mata Dupont, Robin Hungerford, Jess MacNeil, Ms&Mr, James Newitt, Elvis Richardson, Joan Ross e Sam Smith.
É com prazer que informamos que SAM SMITH, artista australiano residente em Berlim reforça o elenco de artistas representados pela 3+1.
Apresentação do fanzine colectivo "Preto no Branco" editado pela editora Façam fanzines e Cuspam martelos fundada por Tiago Baptista. Participam nesta nova publicação, André Catarino, André Pereira, Catarina Domingues, Eduardo Ferreira, Hugo Xavier, Joana Silva, João Fonte Santa, Marco Mendes, Patricia Guimarães, Pedro Henriques, Rita Faia, Sara & André, Sofia Gomes, Tiago Baptista e UIU.
- Sede do a9)))), Leiria, 29 de Setembro, 17H00
- 49 da ZDB, Lisboa, 05 de Outubro, 22H00
Os artistas selecionados são convidados a mergulhar no universo de referências do século transato para as trazer a debate e as desconstruir, assumindo os trabalhos, sítio-específicos, como pequenas cápsulas do tempo. Um tempo em que a palavra cultura era sinónimo de civilização, de valores, de conhecimento, enfim, de um modo de vida.
Exposição contará ainda com trabalhos dos artsitas Inbal Abergil, Danielle Adair, Francis Alÿs, Tania Candiani, caraballo-farman, Mounir Fatmi, Takashi Horisake, Joäo Louro, Carlos Motta, Celestino Mudaulane, Sreshta Rit Premnath,Nada Prlja, and Alejandro Vidal
A exposição com curadoria de Antónia Gaeta conta ainda com a participação de Bruno Cidra e Francisco Tropa. Inaugura dia 06 Às 17H00.
Para além da dupla, a exposição ' Declínio do Mundo pela Magia Negra' tem a participação de António Caramelo, Inês Teixeira, João Fonte Santa, Mafalda Santos, Margarida Dias Coelho, Pedro Amaral, Sara & André e Susana Gaudêncio
O segundo momento de programação do Curators’s Lab / Laboratório de Curadoria incide sobre a interpretação dos processos e conteúdos artísticos. É dedicado à reflexão teórica e crítica, com base na investigação curatorial e editorial, e tem como objetivo fomentar e estimular a sua produção. Sara & André, Bruno Marchand, Pedro Faro, Fátima Lambert, Nuno Faria e Delfim Sardo são alguns dos participantes.
No âmbito do 'Ano do Brasil em Portugal' e 'Ano de Portugal no Brasil', a exposição Os Culturofagistas propõe um intercâmbio artístico entre artistas Brasileiros e Portugueses. Além dos artistas representados pela 3+1, esta mostra contará com obras de Ana Fonseca, Gabriela Gusmão, Gustavo Nóbrega, Mara Castilho e Botner&Pedro.
Até 29 de Julho de 2012
Exposição colectiva com curadoria de David Barro com obras de criadores brasileiros da geração após 1990. Além de Rosana Ricalde, a exposição conta com trabalhos dos artistas Albano Afonso, Efrain Almeida, Tonico Lemos Auad, Brígida Baltar, Felipe Barbosa, José Bechara, Cabelo, Sandra Cinto, Paulo Climachauska, Marcos Chaves, José Damasceno, Dias & Riedweg, Detanico & Lain, Iran do Espírito Santo, Marcius Galan, Marco Giannotti, Fernanda Gomes, Cao Guimarães, Lucia Koch, Jarbas Lopes, Rubens Mano, Marepe, Raul Mourão, Vik Muniz, Ding Musa, Ernesto Neto, Rivane Neuenschwander, Mariana Palma, Caio Reisewitz, Mauro Restiffe, Thiago Rocha Pitta, Valeska Soares, José Spaniol, Adriana Varejão, Laura Vinci.
27 Abril a 1 de Julho 2012
14 Abril a 19 de Maio 2012
Exposição inserida no programa Jugada a 3 Bandas que este ano tem Portugal como país convidado. Diversas galerias de Madrid recebem exposições de artistas baseados em Portugal. Edu Hurtado é o comissário da exposição.
13 Abril a 11 Maio 2012
Transeuropa2012 é um festival de teatro e performance Europeu. Acontece em Hildesheim, na Alemanha, e tem um ciclo de três anos. Desde 1994 transeuropa explora e produz novos formatos ousados e incentiva discussões sobre diferentes estéticas e abordagens de trabalhos artísticos. O foco do festival é apresentar uma nova geração emergente da cena do teatro independente na Europa e inspirar o intercâmbio entre os países. O tema do debate é a questão de como os seres humanos se reúnem. Cria-se um terreno experimental,onde a ideia de comunidade pode ser experimentada. O festival acontece de 12 a 19 de maio de 2012, em Hildesheim, na Alemanha.
'Living room' é uma residência artística com quatro artistas de diferentes países. Miguel Bonneville (PT), Gunnur Schluter (IS), Frauke Frech (D) e Edvinas Grin (LT) vão viver e trabalhar na mesma casa com o objectivo de criarem um espectáculo site-specific.
5 Abril 2012 | 21h00
"Em MIGUEL BONNEVILLE #6 entro numa nova etapa do meu trabalho. Um trabalho com uma filosofia mais aprofundada sobre identidade. Sobre as questões de autoria, originalidade, solidão, identificação, narcisismo, autobiografia. As autobiografias feitas por mulheres sempre foram, ao longo da história, vistas como incompletas, descontinuas, incoerentes, fragmentadas ou privadas. Vejo assim também o meu trabalho, pois sei que uma autobiografia coerente, continua e narrativa é uma impossibilidade. Será sempre incompleta, em continua transformação e regenerando-se. "
Concepção e Interpretação – Miguel Bonneville
Colaboração - Sofia Arriscado, Joana Craveiro, Joana Linda, Rita Só, Cláudia Varejão, Sara Vaz | Curadoria - Filipe Viegas | Edição Vídeo – Sofia Arriscado | Tradução - Benedetta Maxia | Legendagem - Joana Linda | Design – Inês Ferreira, Joana Linda | Fotografia de Cena – Ynaiê Dawson | Apoio - Eira | Co-Produção – Miguel Bonneville, Duplacena
Candidaturas até 04 de Maio 2012
Neste ciclo de Performance organizado pelo Art Institute, Beatriz Albuquerque apresenta a mais recente obra intitulada "A Poet in New York" a partir dos poemas que Federico García Lorca escreveu quando estudou nos Estados Unidos
Lista completa em http://www.flashartonline.com/interno.php?pagina=articolo_det&id_art=773&det=ok&title=POLL:-TOP-100-ARTISTS
16 DEZ | 18 H - Livraria Arquivo
O Livro “Fábricas, Baldios, Fé e Pedras atiradas à Lama, Edição conjunta da Associação Célula & Membrana/a9)))) e da Associação Oficina do Cego será apresentado no mês de Dezembro em Lisboa e Leiria.
A artista estará em residência durante 2 meses no espaço portuense. No evento aberto ao público, serão desenvolvidos e apresentados os projectos de Susana Guardado_ Personal Dj Arquivo de Retratos Sonoros e Ócio do Eletrico88_ (em colaboração com Tatiana Dager). Durante o período da residência serão convidados artistas portugueses que produzirão em colaboração com as artistas, 4 eventos multidisciplinares.
Rosana Ricalde apresentará a obra Mapa Mundi – Cidades Invisíveis, que consiste na apresentação de plantas de várias cidades executadas com tiras de textos dos livros de de Italo Calvino.
Beatriz Albuquerque, participa na mostra Disseminação 6, a mostra de cinema e video experimentais que decorre no SESC Palladium de Belo Horizonte (Brasil)
De 19 NOV a 31 DEZ 2011
A obra ´Deixa andar´ de Rui Horta Pereira, foi seleccionada para o IV Prémio Ibérico de escultura da cidade de Serpa. O vencedor é anunciado na inauguração da exposição das obras a concurso no dia 19 de Novembro.
Apresentação da nova criação ‘Killing Parrots’ para o Festival Tell no Teatro Municipal de Portimão e no Teatro Lethes em Faro.
10, 11 e 12 de NOV, 2011 | 22h00
Miguel Bonneville estará no Passos Manuel para apresentar um ciclo sobre o seu trabalho. No primeiro dia apresenta a palestra ‘La Tristesse Durera Toujours’ e nos dias seguintes duas performances de sua autoria – ‘Miguel Bonneville#6’ e ‘Miguel Bonneville#8’.
Com a rede internacional de artistas e projecto expositivo feminista portguguês All My Independent Women , Miguel Bonneville apresenta os vídeos ‘Quem Sou #2 videoclip’ e ‘Paris’, e o e-book ‘Facing Monsters’ na exposição ‘Ou antes, o que podem as palavras?’
Inauguração 11 NOV | 22H00 Até 07 JAN 2012
A 3 +1 ARTE CONTEMPORÂNEA apresenta ‘Conversas a partir daqui’, uma selecção de obras dos artistas australianos James Avery & Eleanor (Brisbane / Londres), Selina Ou (Melbourne) e Sam Smith (Sydney / Berlin) que expõem pela primeira vez em Portugal. A exposição será constituída por diferentes meios como fotografia, escultura, instalação e vídeo.
Dia 02 de Novembro, 2011 | 20 H
Com curadoria de Paula Alzugaray, a mostra inclui obras dos artistas Fabiana de Barros, Rodrigo Braga, Luiz Zerbini, Alberto Baraya, Camila Sposati, Marcos Paulo Rolla, Sara Ramo, brigida Baltar, Janaina Tschäpe, Carlos Mélo, Kika Nicolela, Gisela Motta e Leandro Lima, Marco Maggi & Ken Salomon, Katia Maciel, Gabriel Acevedo Velarde, El último grito, Giselle Beiguelman, Wagner Morales, Regina Parra, Denise Agassi.
Outubro a Dezembro 2011
Outubro 2011
Já está on-line o novo blog de André Trindade. O ‘The Office’ funcionará como plataforma visual para a apresentação dos novos projectos e trabalhos do artista que recentemente recebeu uma menção honrosa no EDP Novos Artistas 2011
http://theofficeaftermartin.blogspot.com/
Antes do Outono, a 3+1 viaja até ao país irmão para participara na 1ª edição da ART Rio, a feira internacional do Rio de Janeiro, um evento rodeado de grande expectativa. Para estaprimeira edição, a 3+1 apresnetará os artistas Mibuel Bonneville, Gabriela Machado e Tiago Baptista
Inaugura 09 de Setembro, 2011
Inserido no ciclo Sucking Reality, com curadoria de Hugo Barata, Susana Guardado apresenta um vídeo recente do projecto Personal DJ - Arquivo de Retratos Sonoros, desta feita em colaboração com artista brasileiro Barrão.
Em mais uma exposição do colectivo Afrontamentos, Beatriz Albuquerque apresenta a performance CRISE no AMOR e uma video-instalação, numa exposição colectiva que conta com a presença de Carla Cabanas, Edu Pimenta, Joao Cortez, Joao Galrao, João Rodrigues, João Vilhena, Manuela Pimentel, Nuno Delmas, Pauliana Valente e Sónia Carvalho
Pelo segundo ano consecutivo, lançamos o desafio a artistas emergentes nacionais e internacionais não representados em galerias portuguesas a apresentarem os seus portfolios a fim de serem seleccionados para uma exposição colectiva a acontecer no espaço da galeria no Verão de 2011.
Os galpões do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo recebem de 22/09/10 a 28/11/10 a mostra Paralela 2010 // A Contemplação do Mundo, evento que chega à 5ª edição e completa oito anos de existência. A curadoria é assinada por Paulo Reis. Participam 82 artistas. A entrada é franca. O tema desta edição – A Contemplação do Mundo – é título de uma obra do sociólogo francês Michel Maffesoli, que, por meio de conceitos como cultura, tempo, memória, lugar e história, busca a compreensão da passagem do século 20 para o 21. Com a proposta de ser uma mostra complementar à Bienal de São Paulo (que acontece de 20/09/10 a 12/12/10, no Parque Ibirapuera), a Paralela destaca a participação de jovens artistas, ao lado de alguns dos principais nomes dos anos 1990.
Março 2009
Março 2009
09 Setembro de 2008